Netbook ou Notebook ?
Qual a diferença entre netbook e notebook?
Como escolher o melhor para você.
Há alguns anos, nem sequer poderíamos imaginar que todas as funcionalidades de um computador comum seriam incorporadas ao formato de um aparelho portátil.
Hoje, notebook e netbooks caíram no gosto de todos os que preferem ter a praticidade de carregar seu próprio computador para todo lugar sem a necessidade de tantos acessórios e fios.
Mas como escolher entre um e outro?
Notebook | Netbook | |
Peso | ||
Desempenho | ||
Gráficos | ||
Bateria |
Peso
Notebooks são mais pesados que netbooks na maioria dos casos. Existem situações limites como quando você compara o maior netbook como menor notebook, por exemplo. Mas, levando-se em consideração a média dos equipamentos, notebooks tendem a pesar mais na mochila! Vale lembrar que isso não é um elemento comparativo, caso você busque uma solução para ter dentro de casa. Neste caso, o peso deixa de ser um elemento diferenciado.
Desempenho
A escolha, nesse caso, recairia sobre o notebook. Em comparação à maioria dos netbooks, os notes conseguem realizar mais tarefas simultâneas, ou seja, são naturalmente multitarefa. Com eles, você pode abrir vários programas ou aplicativos juntos, sem travar o equipamento. Já nos netbooks você consegue alternar, no máximo, dois programas abertos, sem que o desempenho fique prejudicado.
Gráficos
Quem está em busca de um computador portátil para executar tarefas rotineiras, como acessar a internet para navegação simples e editar textos, com certeza ficará muito satisfeito com um netbook, que dará conta do recado.
Ainda mais se você optar por trabalhar "na nuvem", ou seja, utilizando serviços online como o Google Docs (armazenamento e edição de arquivos na internet) e DropBox (armazenamento na internet). Existe também a opção – a mais recomendada – de utilizar um HD externo para obter mais espaço para salvar seus arquivos.
Contudo, para usos mais complexos como edição de imagens, assistir a filmes e séries de TV e até uma experiência satisfatória com jogos, o notebook é o mais indicado.
Aqui, vale um adendo: a maioria dos notebooks não possuem potência gráfica muito avançada e os que tem, são muito caros. Caso seu computador seja voltado para jogos de última geração e a mobilidade não seja prioridade, você pode pensar em comprar um PC comum, que sairá muito mais barato.
Bateria
Por ter menos recursos e não contar com players de DVD ou Blu-Ray, as baterias dos netbooks rendem sempre um pouquinho mais. Então, fica a dica: se você procura autonomia para, por exemplo, fazer suas anotações durante as aulas da faculdade sem se preocupar com tomadas próximas, um netbook é uma boa escolha.
Resumindo
Se comprar os dois portáteis está fora de cogitação, a dica é fazer uma avaliação bem prática das suas reais necessidades. Qual a finalidade de um computador na sua vida? Se é para uso pessoal, o que mais você costuma fazer quando está no computador?
Se você gosta apenas de usar a internet e programas básicos, como Word, Excel etc, o netbook faz bem o seu papel com total leveza e portabilidade. Já, se você precisa de algo que realmente substitua um desktop, deve optar pelo notebook, principalmente pelo ganho em processamento que você vai ter.
E, por fim, se para você o tamanho da tela é indiferente, não há razão para querer um portátil tão grande. Mas se precisa de uma tela maior, esqueça o netbook.